<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d16700766\x26blogName\x3dQue+dois\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLACK\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://quedois.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://quedois.blogspot.com/\x26vt\x3d6536199165556683258', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

Que dois

nem sabem o que dizem, nem dizem o que sabem

A Descoberta do Século?

quarta-feira, outubro 26, 2005
Mais de um sexto da população mundial não tem acesso a água potável. Mais de 6.000 pessoas, principalmente crianças, morrem por dia a consumir água não potável. Com as doenças causadas por bactérias como a salmonella, e. coli, cólera ou tifóide no topo das causas de mortalidade mundial, esta invenção é capaz de garantir qualidade de água ao seu utilizador por cerca de 1 ano vem dar uma esperança a milhões de pessoas.
O "lifestraw" consiste numa palhinha portátil de 25 cm e com menos de 100 g que é nada mais que um completo kit de purificação de água dirigido principalmente a países em vias de desenvolvimento sendo que a energia dispendida é a do próprio utilizador.Estima-se que esta ideia genial possa custar menos de 2 Euros, fornecendo mais de 700 litros de água potável ao utilizador. Se chegar a ser comercializada vai passar a constar com toda a certeza em qualquer kit de ajuda humanitária.
Caracterí­sticas Técnicas:
"O Aparelho é equipado com um sistema de três estágios de filtração de partí­culas removendo até 15 microns. O sistema de filtragem consiste numa resina baseada em iodina e carbono activado granular. Quando a água é sugada, passa por filtros texteis ultra finos de modo a filtrar pó e sedimentos, assim como aglomerações de bactérias. No centro do tubo, vários meios incluindo iodina, vão matar e conter o restante das bactérias, vírus e parasitas assim como melhorar o sabor da água. O seu principal objectivo, matar bactérias é feito, segundo testes laboratoriais, numa ordem de log 7 - log 8, isto é, percentagens de mortalidade bacteriana na ordem de 99.99999, melhor que muitas redes de abastecimento em países desenvolvidos. "

Etiquetas: , , ,

Escola Secundária de Arouca vs F.C.P.

segunda-feira, outubro 24, 2005

1993. Equipa de Basquetebol Masculina do escalão de iniciados da Escola Secundária de Arouca. Vasculhando pelo Arquivo que tenho vindo a formar, dei de caras este fim de semana, com este recorte de jornal que de imediato trouxe boas recordações do tempo do "liceu". Eramos de facto uma excelente equipa de basquetebol. Recordo com saudade todas aquelas viagens feitas de autocarro, sábado após sábado, e muitos fins de semana inteiros para hornar o nome da Escola e de Arouca. Fomos bem sucedidos! Lembro o empenho e dedicação do Prof. Brito e do Prof. Nélson, sem os quais, provavelmente nada se teria conquistado, principalmente os hábitos de prática (para alguns) e o gosto pelo "basket".

Etiquetas: , ,

Gripe das Aves, Virus influenza

quinta-feira, outubro 20, 2005

Virus Influenza A (H5N1)


Porque se trata de matéria de interesse muito relevante e de grande actualidade, sugiro a todos os que possam, para uma conferência da Prof. Doutora Maria São José do Nascimento, no audit+orio da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Fernando Pessoa.
Esta realizar-se-à no próximo dia 9 de Novembro pelas 14 Horas e Trinta minutos.

Etiquetas: , , , ,

A Desfolhada

sexta-feira, outubro 14, 2005
08 de Outubro de 2005. A minha mãe resolve redescobrir uma tradição e apresentar uma desfolhada aos meus primos mais pequeninos. Claro está, além a alegria das criançs, foram os adultos que mais se divertiram. Começaram por cortar as canas do milho, que depois foram transportadas para uma simulada "eira". Na eira faz-se a desfolhada. À medida que se desfolha, vai-se amontoando as espigas em cestos que, depois de cheios, são despejados no canastro ou espigueiro. Os meus primos participam entusiasmados mas, é nos adultos que reside a esperança de encontrar milho-rei ou rainha para poderem dar um beijo àao respectiva/o. Como não podia deixar de ser, a desfolhada - ou esfolhada ou descamisada - foi acompanhada de belas canções terminando com um baile.:)

Etiquetas: , ,

Arouca, Autárquicas 2001

Dezembro de 2001.
Dois dos meus melhores amigos, Rita à esquerda e Tono à direita.
Acabadinhos de sair de uma reunião do PSD, onde na altura trabalhavamos afincadamente para a estrutura e para a campanha. O cartazito lá atrás lembra a campanha que decorria nessa altura, eram as Autárquicas de 2001, o Óscar era candidato a presidente de Câmara e eu Candidato a Vereador na sua lista, ocupava a 4ª posição, tinha 23 anos.
Foram bons tempos. Foi uma boa campanha. Ganhamos. Não a Câmara, mas a experiência, as amizades, o bom senso e sentido de equilibrio.

Etiquetas: , , , , ,

Praça Central Staromestke Námesti

segunda-feira, outubro 03, 2005

Praha. Praça Central Staromestke námesti. Será que começou aqui o esmagamento do meu nervo ciático?

Etiquetas: ,