<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d16700766\x26blogName\x3dQue+dois\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLACK\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://quedois.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://quedois.blogspot.com/\x26vt\x3d6536199165556683258', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

Que dois

nem sabem o que dizem, nem dizem o que sabem

EstudAnt3

terça-feira, fevereiro 21, 2006
"ESTUDANT3", foi durante o período da minha liderança, o órgão de comunicação da Associação Académica de Arouca (A3).
Na sua génese, a necessidade sentida de uma publicação capaz de tornar mais fácil a circulação das ideias e dos factos numa instituição que se pretendeu distribuída no espaço, ramificada e enriquecida na sua actividade.
Através de uma informação objectiva e plural, pretendeu ser simultaneamente barómetro e termómetro do pulsar Estudantil e institucional, dos seus momentos altos e das suas dificuldades.
Dos Estudantes de Ciências aos Estudantes de Letras. O que equivale a dizer que nele todas dispuseram de um espaço que tornasse mais visível a sua actividade, as suas realizações e as suas propostas de futuro, tanto através de textos de conteúdo, de tese, como de simples informação noticiosa.
Com distribuição gratuita, a maior fatia da sua tiragem foi, naturalmente, reservada para os Estudantes. Via postal, cada número editado foi também remetido a instituições congéneres , a todas as instituições (associações, escolas, juntas de freguesia, autarcas...) da região de Arouca e também de outros pontos do país. O "EstudAnt3" chegou aos seus leitores apenas três vezes, sensivelmente de 4 em 4 meses, prefazendo um ano, praticamente o espaço entre a fundação da A3 e a minha saída da mesma. Esta prática que pretendia ser uma marca da A3, acabou por não continuar. Mas não acabou a Associação! Outros caminhos, outras ideias, outras pessoas, outras vontades. É por aí (também)que se mede o sucesso de um projecto, pela apetência e vontade de várias pessoas em querer fazer coisas. As mesmas, ou outras. E essas vontades e pessoas existem! Felizmente.

Etiquetas: , , , ,

O Cliente

Em 1997/98 e depois de um ano de "Geração Rasca" decidimos abraçar um projecto diferente, mais abrangente, mais "profissional", mais recheado de contributos e de uma panóplia de opinões explosivas quiça corrosivas que excitaram o meio escolar na altura. Não vale a pena especificar situações ou protagonistas, mas digamos que o cliente esteve às portas do tribunal. Não entrou e não se sentou por imperar algum bom senso e se calhar condescendência. Não sei. Sei seguramente que senti alguns "arrepios na espinha", que as minhas cautelas dobraram e que "cresci" socialmente uns anos. O "cliente" foi sobretudo um jornal escolar, que retratava a vida de um liceu de convivência diária de sensivelmente 1000 alunos. Dizia na altura no jornal, que o cliente pretendia "apalpar o pulso" dos alunos da nossa escola. Foi mais um projecto. Devo confessar, um dos que me tirou o sono, pudera, o pulso estava acelerado!

Etiquetas: , , , ,

Esplanada do Parque

sexta-feira, fevereiro 17, 2006
A Câmara Municipal de Arouca adjudicou recentemente a reformulação do espaço correntemente denominado de "esplanada do parque". Este espaço já funcionou há mais de uma década atrás e incontestavelmente deixou muitas saudades. A propósito da exploração do referido espaço, lembro as duas incursões que fiz na tentativa de dinamizar o mesmo. A primeira, tal como documenta a primeira imagem foi a título pessoal e acompanhado pelo meu amigo Pedro Vieira, que carregados de baterias e portadores de um espírito empreendedor genuíno, buscávamos incessantemente actividades e alternativas ao marasmo que na altura sentíamos. A segunda, bem mais tarde, decorreu no tempo em que liderei a Associação Académica de Arouca. Nenhuma das situações se concretizou, a "esplanada" não abria, numa primeira fase pela falta de equipamentos sanitários e numa segunda fase por um hipotético "bloqueamento" feito pelo IPPAR. Assim passaram-se mais de dez anos e o espaço foi sendo esquecido. Destas duas tentativas recordo a disponibilidade e o incentivo dado pelo Sr. Presidente da Câmara da altura, Dr. Armando Zola que perante dois miúdos de 16 anos a querer abraçar um projecto destes, não só correspondeu como estimulou os nossos projectos.

Etiquetas: , , ,

8º ENAJ by FNAJ

quinta-feira, fevereiro 16, 2006
"8º ENAJ - Encontro Nacional de Associações Juvenis, 25 e 26 de Março de 2006 - Centro de Congressos do Estoril - Cascais. O ENAJ afirmou-se nos últimos anos como um ponto de referência para o sector da Juventude. A forte participação e interesse demonstrado nas edições anteriores converteram este encontro num decisivo instrumento de articulação de um tecido associativo juvenil mais forte e eficaz, e de impulso de novas Políticas de Juventude em Portugal. Informação e Inscrições pelo email: fnaj@mail.telepac.pt "

Etiquetas: , , , , ,

MovieWatcher

quarta-feira, fevereiro 15, 2006
Sábado, 11 de Fevereiro de 2006, Cinemas AMC no Arrábida Shopping em Gaia. Foi neste dia que completei 500 pontos no meu cartão MovieWatcher. 500 pontos significam 250 bilhetes, como nunca fui ao cinema sozinho, 250 bilhetes traduzem-se em 125 filmes. Aproveitando o facto de ter atigindo esta "marca", tentei procurar saber aproximadamente quantos filmes também teria alugado. Estranho? Não! Sou sócio de 3 videoclubes, no Mr. DVD na foz, na BlockBuster e no inevitável Video Clube de Arouca. No primeiro facilmente soube que tinha alugado 12 filmes e que não poderia continuar a fazê-lo. O quê?? "Calma senhor... vamos fechar as portas", diz o rapaz com um sorriso desconsolado. (O Senhor está no Céu e as portas estão bem escancaradas..) penso eu velozmente antes mesmo de esboçar a minha tristeza ao rapaz. Bem... continuando, na BlockBuster, provavelmente um dos responsaveis pelo encerramento do primeiro, não tive sequer a hipótese de aceder à informação. Vinguei-me e não trouxe dois filmes. Apenas um! Como a vingança nunca dá resultados, não tive tempo de ver o filme, esqueci-me e levei-o a visitar Arouca no fim de semana, ou seja, paguei multa! De qualquer forma, pelo tempo que sou sócio e mais umas quantas variáveis, esbocei uma fórmula que me deu um resultado aproximado de 30 filmes. Onde andava este meu encanto pela matemática no secundário? Resta-me finalmente o mítico Video Clube de Arouca. Entrei, cumprimentei o meu amigo Alcino, com quem já não estava há muito tempo e lá fomos pondo a conversa em dia. Finalmente, lá o questionei se era possivel ter acesso ao registo de filmes alugados por mim. Sinais dos tempos, o PC do Alcino tinha encontrado há uns tempos um software chamado de windows XP, com o qual "casou"! Ou seja, o velho e famoso programa que registava toda aquela informação preciosa tinha sido esquecido e apagado! Lá tivemos que fazer ginástica e imaginar um número possivel! Valeu umas folhas que mantinha em casa e que graças ao meu feitio metódico guardei religiosamente. Essas folhas indicam o numero supreendente e que me impressiona cada vez que penso nele: quase 400 filmes! Sim! 400! e este número é válido até um certo dia que perdi o encanto pelas bases de dados e mergulhei noutra actividade qualquer. Bem... isto para saber que assisti no cinema e em casa (sem contar os frágeis filmes (para não insultar ninguém) da TV) a aproximadamente 600 filmes! Número redondo. Bem, depois deste devaneio, vou fazer uns selantes de fissura! (Eu depois explico o que é isso)!

Etiquetas: , , , ,

Cuba, 2006

sexta-feira, fevereiro 10, 2006
Foi denunciado esta semana por um grupo defensor dos direitos humanos cubano, uma nova «vaga de repressão política» do Governo de Cuba contra os dissidentes.
Este grupo, intitulado de Comissão Cubana de Direitos Humanos e Reconciliação Nacional escreveu em comunicado: «É particularmente inquietante o grau de violência física e verbal, sem precedentes nos últimos anos, que empregaram os indivíduos mobilizados pelo Governo durante estas acções repressivas das últimas semanas sob a direcção, torpemente encoberta, da polícia política secreta»
As acções repressivas, afirmaram os dissidentes, aconteceram em oito das 14 províncias do país no último mês. A Comissão, considerada ilegal pelas autoridades cubanas, fala em acções de repúdio, agressões físicas selectivas, buscas em casas e confiscação de livros e objectos pessoais.
Até quando?

Etiquetas: , ,

Jornadas da História da Medicina

segunda-feira, fevereiro 06, 2006
Dia de 10 de Fevereiro, no auditório da Faculdade de Ciências da Saúde da UFP, realizar-se-ão as primeiras jornadas da História da Medicina. A faculdade, com o objectivo de contribuir para o fomento do trabalho de pesquisa dos seus alunos e para o desenvolvimento das ciências da saúde em Portugal, decidiu criar o Prémio da História da Medicina integrado nestas jornadas. Além do prémio, as jornadas homenagearão uma figura da História da Medicina em Portugal. Este ano, o encontro será com Amato Lusitano. As jornadas incluirão ainda várias comunicações de vários médicos e também as referidas apresentações dos trabalhos a concurso. Este ano resolvi produzir um trabalho, mas, só irá a concurso para as próximas jornadas, o que pode ser uma vantagem tendo em conta que posso reforçar a sua qualidade. A todos os interessados em Medicina e também em História, fica o convite. Eu pago o almoço!

Etiquetas: , , ,