A "mui nobre e leal" Universidade Fernando Pessoa (UFP), através do seu Laboratório de Expressão Facial da Emoção (FEELab), está a desenvolver uma plataforma informática - uma «espécie de detector de mentiras» - que poderá ser um ajuda preciosa, para a «descoberta da verdade» nas investigações policiais detectando «incongruências emocionais» em suspeitos de envolvimento em crimes. O instrumento, designado Psy7Faces, da responsabilidade do laboratório, surge no seguimento do estudo «Expressão Facial: Identificação e Reconhecimento - Estudo Empírico com Portugueses», realizado pela mesma equipa.
Segundo o Professor Freitas Magalhães, «Pretende-se detectar incongruências emocionais durante o interrogatório suspeitos da prática criminosa através de uma análise da expressão facial».
O estudo que está na origem deste projecto envolveu 612 portugueses (306 de cada sexo), entre os 18 e os 70 anos. Os resultados já obtidos apontam para a possibilidade de se perceber melhor as emoções humanas através da análise facial.
Os resultados do estudo serão apresentados, por Freitas Magalhães, no X Congresso Europeu de Psicologia, que decorrerá entre três e seis de Julho de 2007, em Praga, na República Checa. Etiquetas: Detector, Expressão Facial, FEELab, Freitas Magalhães, Mentiras, UFP, Universidade Fernando Pessoa
Esta entrada foi escrita em quinta-feira, fevereiro 15, 2007 pelas 12:49