<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/plusone.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d16700766\x26blogName\x3dQue+dois\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLACK\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://quedois.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://quedois.blogspot.com/\x26vt\x3d6536199165556683258', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

Que dois

nem sabem o que dizem, nem dizem o que sabem

À margem do ENAJ, o EA!

terça-feira, outubro 02, 2007


À margem do ENAJ - Encontro Nacional de Associações Juvenis, que decorreu no passado mês de Setembro, decorreu o EA, o Encontro de Amigos presentes no ENAJ!
O programa foi simples e para além da discussão da quantidade de acúcar que as sangrias do Dom Pomodoro continham, constou de uma visita a Sintra e de um passeio pela marginal Estoril-Cascais.
Foram ainda submitos a prova 2 novos produtos nacionais, a malhadinha e o redoma.
As conclusões deste mini-encontro serão apresentadas em tempo oportuno.

Etiquetas: , , , , , ,

IX ENAJ, Encontro Nacional de Associações Juvenis

Notícia sobre o IX encontro nacional de associações juvenis onde fui eleito para a direcção da FNAJ, publicada ontem, 01 de Outubro no Jornal "Diário de Aveiro".
Outra neste magnífico site de e sobre Arouca, o "Arouca.biz" e encontra também aqui um pequeno apontamento feito pelo Diário "O Primeiro de Janeiro".
Finalmente, a newsletter da JSD deu destaque ao seu conselheiro nacional aqui!
Obrigado por estarem atentos ao associativismo juvenil!

Etiquetas: , , , , , ,

Formação FNAJ - 2007

segunda-feira, setembro 24, 2007

Cursos de formação destinados a Dirigentes Associativos com início em Outubro, promovidos pela FNAJ.

Etiquetas: ,

ENAJ - Encontro Nacional de Associações Juvenis

terça-feira, setembro 11, 2007
9º Encontro Nacional de Associações Juvenis, Organizado pela FNAJ- Federação Nacional de Associações Juvenis, decorre no próximo fim de semana no centro de congressos de Lisboa. Esperam-se cerca de 800 dirigentes associativos, entre os quais meia centena de Arouquenses. Mais informação aqui!

Etiquetas: , , , ,

à Paris, pour l'Assemblée Générale d'Eryica

quinta-feira, novembro 30, 2006
Estou desde ontem e espero que até domingo em Paris para a 17ª Assembleia Geral da Eryica. A Eryica é a Agência Europeia de informação e Aconselhamento Juvenil. A convite do IPJ, Instituto Português da Juventude e representando a FNAJ, Federação Nacional de Associações Juvenis e juntamente com dois ilustres representantes do IPJ, o Dr. Jorge Orlando Queiroz e o Dr. Fernando Espadinha (especialistas em Informação Juvenil).
O dia de hoje foi dedicado à discussão das linhas estratégicas a tomar para os próximos anos, e também à alteração dos objectivos e do texto para a "mission statement" da Eryica para o futuro. Foi, de resto, a parte mais curiosa e interessante da discussão, com os membros a dividirem-se profundamente quanto à manutenção ou retirada da palavra "Counselling". Nesta discussão o "Head of delegation" Português e também Vice-Presidente do "Governing Board" esteve particularmente bem. Do outro lado, os países do "Benelux" e a Áustria em força contra o Aconselhamento. Digamos, que, ao fim de muito tempo, todos chegaram a um acordo e todas as palavras e significados daí inerentes foram salvaguardados.
A Sessão de Abertura contou também com a presença do Ministro da Juventude e Desporto, bem como do alto responsável para a Juventude do Conselho da Europa.
Outro dos assuntos apresentados foi a renovação da campanha que todos conhecemos, "All Different, All Equal" (todos diferentes, todos iguais) que está a partir deste mês "em campo".
Nota final para alguns factos curiosos, a Assembleia Geral é muito restrita, contando com apenas cerca de 60 pessoas dos 22 países que compõem a organização, as reuniões por norma serem "à mesa redonda" facto que neste primeiro dia não foi possível e que motivou alguma contestação, a formação de pequenos grupos para "brainstorming" e por fim o facto de que a Agência comemora este fim de semana o seu 20º aniversário. :)

Etiquetas: , , , , ,

8º Encontro Nacional de Associações Juvenis

quinta-feira, março 09, 2006

Etiquetas: , , , , ,

8º ENAJ by FNAJ

quinta-feira, fevereiro 16, 2006
"8º ENAJ - Encontro Nacional de Associações Juvenis, 25 e 26 de Março de 2006 - Centro de Congressos do Estoril - Cascais. O ENAJ afirmou-se nos últimos anos como um ponto de referência para o sector da Juventude. A forte participação e interesse demonstrado nas edições anteriores converteram este encontro num decisivo instrumento de articulação de um tecido associativo juvenil mais forte e eficaz, e de impulso de novas Políticas de Juventude em Portugal. Informação e Inscrições pelo email: fnaj@mail.telepac.pt "

Etiquetas: , , , , ,

Lei do Associativismo Jovem

terça-feira, dezembro 06, 2005
Está aberto o debate da proposta para consulta pública da Lei do Associativismo Jovem. Enquanto responsável pelo pelouro do associativismo no Gabinete de Estudos Nacional da JSD também trabalhei na proposta com alguns contributos, assentes principalmente na minha experiência enquanto dirigente da Federação Nacional de Associações Juvenis. Relembro que a proposta de alteração legislativa que agora se apresenta é ainda da autoria do antigo secretário de estado da juventude, Pedro Duarte. Em relação à proposta, eu considero-a, geralmente boa, feita numa fase em que o discurso do poder político na área da juventude foi muito próximo às aspirações do movimento associativo juvenil, propiciando condições de colaboração e de consenso. Nestes termos eu considero que mais do que discutir o documento, deve exigir-se "apenas" a coragem e a determinação para a sua efectiva implementação e condenar o tempo que já se perdeu.
A Secretaria de Estado da Juventude (e do Desporto), está aberta aos comentários, sugestões ou críticas. Participa com o teu contributo aqui.

Etiquetas: , , , , ,