<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/plusone.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d16700766\x26blogName\x3dQue+dois\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLACK\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://quedois.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://quedois.blogspot.com/\x26vt\x3d6536199165556683258', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

Que dois

nem sabem o que dizem, nem dizem o que sabem

Geração Rasca, 1996

terça-feira, janeiro 24, 2006
" Mais do que um simples jornal, um claro simbolo de postura de uma Associação de Estudantes. Da educação à regionalização, do desemprego às dependências, houve que estar atento, que formular propostas concretas de actuação, que marcar um calendário de discussão, que evitar a falta de controlo da situação. Pela frontalidade e objectividade (tão) bem assumida este ano lectivo, pela associação de estudantes, há que pontualizar de forma concreta a necessidade de continuarmos o bom trabalho. A associação de estudantes conheceu o desafio, não fugiu a ele e aí­ se criou pronto para o futuro, o espaço necessário da comunicação pretendida e da participação desejada. Mensalmente, um espaço para dar noticia das noticias, para fazer ouvir os protagonistas do dia-a-dia escolar, para ir ao encontro do admirável mundo novo da juventude, uma juventude irrequieta, ansiosa, espectante, exigente. Pretendeu-se a participação, a colaboração. Não fechada nos muros internos da escola, antes aberta e abrangente aos diferentes sectores da sociedade civil jovem. Contou-se com a diversidade da participação, associativa estudantil, empresarial, académica, desportiva, informativa, cultural. Basicamente, apalpar o pulso da juventude. Quis-se o discurso interno directo. Estar "in" da dinâmica organizativa da estrutura, fazer um verdadeiro "roteiro" de acções, propostas, ter a clara noção da força da presença do país real, onde realmente se sentem os verdadeiros problemas. Quizessemos demonstrar, com exemplos internos, que aquilo que defendemos lá para fora é para valer. O Geração Rasca não pode parar. Não vai parar. Porque nós existimos, e nós estaremos cá para o ano uma vez mais. "
André Almeida, Maio de 1996, editorial do Jornal escolar "Geração Rasca"

Etiquetas: , , , ,

A primeira Semana Cultural de Arouca

segunda-feira, novembro 07, 2005
Programa da Primeira Semana Cultural de Arouca. 1996. Organização: Câmara Municipal de Arouca e Associação de Estudantes da Escola Secundária de Arouca.
O evento que este ano fez uma década é uma das maiores, senão a maior, marca cultural do concelho onde residimos. Orgulhosamente fizemos ambos parte desta primeira organização, já que integravamos a direcção da Associação de Estudantes do "liceu". Foi a partir desta que surgiram as primeiras ideias para a realização da referida semana e com base neste capital humano que surgiram eventos como a feira do livro, o primeiro Arouca Rock e o concerto dos "Quinta do Bill". Foi a jóia da coroa deste conjunto de pessoas, que integravam a Associação e a prova que o rótulo de "geração rasca" não colava na nossa "embalagem".
Evidentemente que este evento só seria possivel com os fundos da autarquia, mas mais do que fundos e ideias, foi graças à Carmen que o evento foi possível (assistente social da C.M.A, que durante anos foi a verdadeira vereadora da cultura da câmara).

Etiquetas: , , ,