Parque Nacional da Peneda-Gerês. Depois de carregar o dia todo a menina tita, forçaram-me a tirar uma fotografia junto a esta humilhante placa. Quem merecia era ela. Acerca do Parque, a sua inauguração foi a 8 de Maio de 1971, tornando-se na primeira área protegida e no único Parque Nacional do país. Ainda hoje é o único Parque Nacional. Não confundir com áreas protegidas ou zonas pertencentes à rede Natura. A área do Parque encontra-se dividida em área de Parque ou zona natural (zona de protecção integral, correspondente a um terço da área) e de Pré-Parque ou zona rural (zona tampão envolvente).
Localiza-se no Alto Noroeste de Portugal, na fronteira com Espanha, cobrindo uma área de 72.000 hectares e repartindo-se pelos concelhos de Melgaço, Arcos de Valdevez, Ponte da Barca, Terras do Bouro e Montalegre.
Engloba, de Nordeste para Sudoeste, as serras do Gerês, Soajo, Amarela e Peneda e os planaltos da Mourela e de Castro Laboreiro. O ponto mais elevado localiza-se na serra do Gerês e ultrapassa os 1500m. É atravessado por muitas linhas de água, de entre as quais se destacam os rios Cávado, Lima e Homem. Etiquetas: Parque Nacional, Peneda-Gerês
Esta entrada foi escrita em quarta-feira, setembro 21, 2005 pelas 02:16