"
João Carlos de Pinho é natural de Nogueiró – Arouca, onde nasceu em 24/06/1980. Já passaram cerca de sete anos, desde que a primeira vez que este iniciou a actividade de artesão sem qualquer tipo de formação técnica no ramo, mas movido pela sua determinação, ambição e curiosidade.Após grande evolução técnica, a qual se nota pela diversidade das peças que entretanto começaram a ser trabalhadas (agora mais direccionadas para a decoração de interiores), este jovem artista tem marcado presença nas últimas Feiras de Artesanato realizadas na Região.Em consequência da projecção conseguida nestes eventos, e face à aceitação tida por parte das pessoas, começaram a surgir diversos convites para participar noutros eventos sócio-culturais, dos quais se destacam participações em diversas recriações históricas.
Para além de já ter demonstrado ter o dom do manejo do buril e da maceta, ferramentas que usa para dar forma aos objectos que esculpe, este jovem também tem enaltecido Arouca e as suas gentes, não só através das referidas participações, mas também porque tem contribuído para o rejuvenescimento do artesanato enquanto actividade cultural e tradicional a preservar.
A mostra que agora nos apresenta reúne um conjunto de objectos de decoração de interiores, entre os quais se destacam relógios em pedra e lousa, espelhos aplicados em pedra e lousa, porta-retratos, jarros, candeeiros, etc. São peças exclusivas, graças à sensibilidade criativa do artista, e que têm tanto de utilitárias como de decorativas." in www.cm-arouca.pt
Etiquetas: Arouca, Arte, João Carlos Pinho, Pedra