<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d16700766\x26blogName\x3dQue+dois\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLACK\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://quedois.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://quedois.blogspot.com/\x26vt\x3d6536199165556683258', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

Que dois

nem sabem o que dizem, nem dizem o que sabem

Queima das Fitas 06

Longe dos tempos em que parava toda a vida da cidade, a Queima das Fitas continua a ser o ponto alto da vida dos estudantes universitários. Uns dando-lhe mais, outros menos importância, a tradição persiste, talvez um pouco distante do que foi em tempos, mas viva.
São dias em que o colorido dos cursos invade as ruas, em que a alegria e por vezes os excessos pautam a vida da cidade, em que se tenta retribuir à cidade aquilo que ela oferece aos seus estudantes no decorrer dos anos, porque hoje a Queima não é só uma festa dos estudantes, mas de todos os que desejam participar nela. É uma festa da cidade.
Desde 2002, a Queima é também um pouco de Arouca. A Associação Académica de Arouca (A3) tem vindo a participar nas "Noites da Queima" com uma barraquinha, por onde vão passando e onde se vão encontrando os estudantes arouquenses que frequentam as mais variadas faculdades portuenses, mas também uma imensa massa de gente que conhece Arouca ou que por Arouca tem um carinho especial.
Foi no ano que fundei e presidi a A3 que tive esta ideia, lembro-me perfeitamente do momento em que decidi ir para a frente com o projecto, do momento em que a apresentei à restante direcção da A3 (que saudades daqueles sorrisos e dos olhos a brilhar), mas lembro em particular (neste momento começo a esboçar um largo sorriso) o quanto custou implementar esta ideia. De facto, chegar à FAP (que é uma organização muito egocêntrica e fechada) e exemplificar porque é que uma associação recém-criada, que representa os estudantes de uma terra e não uma faculdade ou curso quer fazer parte da Queima das Fitas foi um exercício complicado, mas que se revelou eficaz. Mas a barraquinha não encerra só a simbologia associativa, representa também a força que uma terra pode ter. A barraquinha não é, assim, apenas da A3, ou dos estudantes de Arouca, mas de Arouca. Inteira.
Esta presença arouquense atrai imensa gente, suscitando muita curiosidade e comentários como "conheço Arouca", ou "parabéns pela iniciativa!", "Arouca tem universidade?" (hehe), "Onde está a barraquinha de vale de cambra?" ou ainda um simples mas significativo "Arouca é muito à frente!".
Mas a barraquinha não foi apenas ponto de encontro e de diversão. Nos meus anos de "gerência" aproveitamos sempre a ocasião para distribuir grandes quantidades de suportes de informação sobre Arouca desde guias e mapas a mapas de percursos pedestres, entre outras infrmações alusivas a Arouca. Bem, caros amigos, marco desde já encontro com vossas excelências para trocarmos umas ideias e beber um copito no sitio do costume.

Etiquetas: , , , ,

| Próximo »
| Próximo »
| Próximo »
| Próximo »
| Próximo »
| Próximo »
| Próximo »
| Próximo »
| Próximo »

5:52 da tarde

De facto, ter uma barraca com a placa de Arouca, deve ter causado espanto a muita gente!

Mas como dizes, para além de uma barraca que servia bebidas e participava na noite, quero dar os parabéns pela boa ideia de promover a nossa terra, tentando atrair uma nova geração de visitantes.

Agora temos é que "educar" os visitantes a visitar as belezas naturais da nossa terra, mas tendo o cuidado de não danificarem nada!

Que levem muitas fotografias dos nossos rios e montanhas, e que deixem apenas pegadas...    



» Enviar um comentário