<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d16700766\x26blogName\x3dQue+dois\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLACK\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://quedois.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://quedois.blogspot.com/\x26vt\x3d6536199165556683258', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

Que dois

nem sabem o que dizem, nem dizem o que sabem

Arouca Film Festival

Está às "portas" o terceiro festival de cinema de Arouca, agora intitulado de "AroucaFilmFestival", face à sua "internacionalização". Tudo começou~em 2002, aquando da realização da primeira iniciativa das Noites de Cinema ao Ar Livre, organizadas pela Câmara Municipal de Arouca (C.M.A) e pela Associação Académica de Arouca (A3) (era na altura o seu presidente). Essa primeira realização foi uma ideia da A3 (sustentada pelo seu departamento cultural, presidido pelo meu amigo Ivo Brandão) proposta à C.M.A que foi aceite de imediato. Naturalmente surgiram ideias opostas, desde a localização do evento até ao design do cartaz, mas o que mais me marcou foram as escolhas dos filmes a serem exibidos. A A3 entendia proporcionar ao público arouquense alguns filmes ditos de "qualidade", tantas vezes de difí­cil acesso e simultâneamente, tentando criar hábitos de consumo desta arte. Não foi possivel. Naturalmente, não seria apropriado, para além de muito arriscado para uma entidade como a C.M.A aceitar tais recomendações. Decidiu-se e provavelmente muito bem, incluir apenas novidades do dito cinema "comercial", para com isso, criar um espectáculo acessível a todos e que garantisse sucesso imediato e absoluto. Nem mais nem menos, um sucesso incrível, e um novo marco na cultura Arouquense.
Na ressaca deste primeiro evento, em declarações para um jornal local, falei destas "noites de cinema" e anunciava em primeira mão a intenção firme e determinada de realizarmos um Festival de Cinema, com filmes de circuito mais independente, apostando numa alternativa ao formato mais comercial. Nascia aqui o Festival de Cinema de Arouca. Passado o processo de intenções, um ano depois (2003) realizava-se o primeiro festival sob a direcção do vice-presidente da A3 e estudante de cinema, João Rita.
A sua terceira edição ocorre este sábado, 10 de Dezembro, no cine-estúdio dos Bombeiros Voluntários de Arouca.

Etiquetas: , , , , ,

| Próximo »
| Próximo »
| Próximo »
| Próximo »
| Próximo »
| Próximo »
| Próximo »
| Próximo »
| Próximo »

» Enviar um comentário